Os municípios do Porto e de Braga assumem, no próximo mês de abril, o comando do A3 – Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude, uma iniciativa que tem como ponto de partida o mote da Presidência Portuguesa da União Europeia 2021 e que quer juntar jovens, autarcas e técnicos numa viagem que pretende “repensar soluções que promovam uma maior e efetiva aproximação dos jovens às instituições democráticas”, explica a Câmara Municipal do Porto.
O evento realiza-se nos próximos dias 23 e 24 de abril, em formato digital, e conta com a participação do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Em comunicado, a Câmara Municipal do Porto sublinha que a iniciativa pretende “lançar a reflexão sobre a missão, o impacto e o potencial dos Conselhos Municipais de Juventude, com vista a reforçar a participação jovem e apoiar a melhoria contínua das políticas de juventude locais”.
O objetivo é “criar uma Carta A3” com dez ideias para melhorar os Conselhos Municipais de Juventude, sendo que haverá ainda uma “bolsa de projetos” para colocar as ideias escritas em prática.
Os municípios interessados em participar no encontro – com dois jovens e um técnico municipal – devem proceder à inscrição até ao próximo dia 26 de março.
No dia 24 de abril, a iniciativa dará lugar ao Encontro Nacional de Vereadores de Juventude, uma sessão para os autarcas dos municípios participantes, com moderação do Conselho Nacional de Juventude e da Federação Nacional das Associações Juvenis.
De salientar que tanto o município do Porto como o de Braga têm tido um trabalho notório em prol da promoção das políticas de Juventude.