A 19.ª edição do concurso para arrendamento acessível na cidade do Porto conta com “rendas 20% abaixo do mercado”. As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 6 de março.
A Câmara Municipal do Porto divulgou 15 habitações distribuídas nas freguesias Vitória, Cedofeita, Paranhos e Ramalde, com tipologias desde o T0 ao T3, disponíveis para arrendamento a rendas acessíveis. Nove estão sob a gestão da empresa municipal Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto e seis estão inseridas no programa municipal “Porto com Sentido”.
Já os valores das rendas, dependentes das características do agregado familiar e da tipologia das casas, variam entre os 201,24€ e os 873€, conforme indicado no website oficial da Porto Vivo, onde é possível consultar todos os detalhes das habitações e as respetivas condições de acesso. Além disso, o site disponibiliza ainda uma simulação “para ajudar a conhecer o enquadramento da situação de elegibilidade ao arrendamento acessível” no caso específico de cada concorrente.
“Disperso por diversas zonas da cidade, este conjunto de habitações agora apresentado a sorteio encontra-se em áreas cujo dinamismo possibilita que futuros moradores usufruam da vida urbana que carateriza a cidade do Porto”, lê-se na notícia avançada pelo Porto.
A autarquia reitera que “na cidade do Porto, o espólio habitacional disponibilizado para arrendamento acessível resulta de imóveis que são propriedade do Município e também de casas originárias do programa de arrendamento acessível”.
“O programa Porto com Sentido carateriza-se por aumentar a oferta de habitação no mercado de arrendamento acessível, enquanto promove a atração e fixação de habitantes na cidade, através da atribuição de casas a valores cerca de 20% inferiores aos praticados no mercado de arrendamento.”, sublinha.
As candidaturas deverão ser feitas até ao dia 6 de março, pelas 18h00, através deste link, “admitindo-se contudo, a título excecional e devidamente fundamentado, a apresentação presencial nas instalações da Porto Vivo, SRU, desde que, previamente agendada”.