PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto disponibiliza 100 mil euros para compra de obras de arte para Coleção Municipal

Porto disponibiliza 100 mil euros para compra de obras de arte para Coleção Municipal

Dinamizar a Coleção Municipal de Arte e valorizar o património artístico do Porto são os principais objetivos do projeto “Aquisições” que, em 2021, vai contar com 100 mil euros para a aquisição de obras de arte a galerias e 50 mil euros para compra direta a artistas e coletivos da cidade.

Criado em 2018, o projeto “Aquisições” integra a plataforma de apoio à arte contemporânea Pláka, coordenada pelo departamento de Arte Contemporânea da empresa municipal Ágora — Cultura e Desporto do Porto.

O comité de seleção para 2021 é composto por “Eduarda Neves, curadora, professora e diretora da Escola Superior Artística do Porto; João Sousa Cardoso, encenador, professor universitário e atual consultor do Museu da Cidade do Porto; e Pedro de Llano, historiador de arte, curador e professor do Departamento de História da Arte da Universidade de Santiago de Compostela”, especialistas de diferentes domínios da arte contemporânea, indica a Câmara do Porto.

Este comité terá “a responsabilidade quer de acompanhamento e análise de projetos expositivos apresentados em contexto de galeria, fazendo recomendações de aquisição ao longo do ano, quer de seleção das obras submetidas para compra direta a artistas e coletivos artísticos sediados na cidade”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

À semelhança dos anos anteriores, o projeto “Aquisições” conta, nesta quarta edição, com um orçamento máximo de 100 mil euros para a aquisição de obras de arte a galerias, estando previstos dois momentos para recomendação de compra, durante os meses de julho e outubro.

Já a compra direta de obras a artistas e coletivos artísticos, em 2021, contempla um orçamento total de 50 mil euros – “um aumento de 15 mil euros em relação a 2020” -. A submissão de sugestões de aquisição decorre de 1 a 15 de abril.

Refira-se que, através do projeto “Aquisições”, o município do Porto adquiriu, até à data, 65 novas obras de arte, 21 das quais através da modalidade de compra direta a artistas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem