Na última edição da Web Summit, um dos mais importantes eventos mundiais de tecnologia, que decorreu no início do mês de novembro, em Lisboa, a cidade do Porto foi eleita como a cidade que reúne o maior centro de startups do país, concentrando uma em cada cinco start-ups portugueses, ou seja, 19% de todo o tecido nacional.
A informação em causa foi divulgada no âmbito do estudo “Startup & Entrepreneurial Ecosystem Report Portugal 2021”, que revela que a Invicta é “líder de ecossistemas de empreendedorismo em Portugal”, lê-se na nota divulgada pelo município portuense.
No entanto, o relatório vai mais além, assegurando que a prestação da cidade “está igualmente em evidência quando comparada com o resto da Europa”, destacando-se por ter um “número de startups per capita 20% superior à média europeia”.
“Toda a zona Norte do país merece destaque da IDC [empresa independente de consultoria], uma vez que mostrou ser a região mais empreendedora do país ao concentrar 43% das empresas inovadoras em fase inicial nacionais”, lê-se ainda.
Portugal apresentava, de acordo com o estudo, 2.159 startups e scaleups em todo o território nacional no ano transato, o que representa “mais de 1% do Produto Interno Bruto português”.