Este sábado, dia 7 de novembro, a Casa do Cais Novo, no Porto, vai ser palco da apresentação do novo livro do cronista Germano Silva, “Porto Desconhecido & Insólito”.
Ao longo das 176 páginas da mais recente obra do cronista, o leitor poderá desfrutar de histórias fascinantes, onde as personagens centrais passam por um imperador caloteiro, um amor de fazer perder a cabeça ou uma igreja envergonhada. São estas histórias que Germano Silva conta nas páginas de “Porto Desconhecido & Insólito”, descobrindo uma cidade que o próprio revela ter-lhe passado despercebida, pelo menos até agora.
“Há anos comecei a pensar em como seria interessante descobrir outras histórias de um Porto que se esconde nas traseiras dos edifícios, invisível por isso a quem passa apressado pelas suas ruas ou sobe as suas escadinhas”, afirma o cronista sobre as histórias desconhecidas agora partilhadas.
Germano Silva, distinguido com as medalhas de mérito de ouro da Câmara do Porto e de Penafiel, cidade onde nasceu, admite que sempre pensou saber muito sobre o Porto, das gentes que nele habitam, dos seus recantos e das histórias escondidas que estão por detrás das janelas. Mas, um dia, o cronista começou “a olhar também para os jardins escondidos nas traseiras das casas e para o interior de certas habitações e a prestar mais atenção a algumas imagens das nossas [do Porto] igrejas e capelas”, acabando por descobrir histórias e curiosidades inimagináveis.
Depois de obras como o “Dicionário de Personalidades Portuenses”, de 2001, “Porto – Nos Recantos do Passado”, de 2012, ou “Caminhar pelo Porto”, de 2014, é a vez de agora o autor partilhar mais histórias, desconhecidas pela maioria, em “Porto Desconhecido & Insólito”.
No prefácio do novo livro, de Jorge Ricardo Pinto, pode ler-se que Germano Silva faz parte da cidade do Porto. “Quem o vê passar percebe que ele não anda, não caminha, não calcorreia, mas desliza veloz pelo Porto, como ele próprio, parte integrante e indissociável desta cidade que ama e conhece como poucos”, lê-se.
O autor de “Porto Desconhecido & Insólito”, que ingressou no mundo do jornalismo em 1956, lança assim o seu nono livro, cuja apresentação vai estar a cargo do jornalista David Pontes, subdiretor do Jornal de Notícias.
Texto: Raquel Andrade Bastos