PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Porto de Leixões exibe 200 auto-retratos até setembro

Porto de Leixões exibe 200 auto-retratos até setembro

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O projeto “This Wall is Mine”, desenvolvido pela Escola Superior de Artes e Design, pretende despertar a reflexão em relação à identidade de cada um.

Até meados de setembro, o gradeamento do Porto de Leixões, em Matosinhos, está a exibir o auto-retrato de 200 alunos da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) do concelho. O projeto, intitulado “This Wall is Mine”, surge integrado na unidade curricular de Laboratório de Imagem e desafiou os estudantes a explorarem a sua identidade, através da criação de uma “selfie” com 2,20 metros de altura.
De acordo com Sérgio Correia, um dos coordenadores da mostra, “outro dos propósitos do projeto era ter o trabalho exposto na via pública, em contexto de arte urbana, passando-o do computador e de uma pequena escala para um grande formato”. Durante o processo de trabalho, os docentes falaram individualmente com os alunos, pediram-lhes adjetivos e características e, com base em fotografias, que se auto-retratassem. As técnicas e abordagens gráficas utilizadas foram diversas, desde reciclagem e foto-montagem a ilustração.
Na inauguração do “This Wall is Mine”, o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, defendeu que a cidade quer ser conhecida pela sua criatividade. “Não queremos ser conhecidos só pelo bom peixe e boas praias, mas pela criatividade e cultura”, frisou o autarca independente, recordando que Matosinhos vai candidatar-se a Cidade do Design, uma distinção da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), e a Capital da Cultura do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. “Queremos muito que Matosinhos, durante os próximos três anos, altere o seu paradigma e reforce a componente criativa e cultural que sempre teve, mas que tem passado despercebida”, sublinhou.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3