O Porto de Leixões foi considerado o porto mais eficiente a nível nacional de acordo com a classificação do CCPI – Container Port Performance Index 2022.
Segundo explica a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A, (APDL) o Porto de Leixões ocupa a 175.ª posição, nesta classificação, e é o 43.º melhor na região da Europa / Norte de África.
“Destacando-se como a mais eficiente infraestrutura portuária do país, o Porto de Leixões é o principal porto exportador nacional em carga contentorizada, contribuindo para 7% do emprego em Portugal e 6% do PIB nacional”.
A APDL garante que “o Porto de Leixões continuará a potenciar uma estratégia de qualificação dos seus equipamentos e estruturas”, continuando a trabalhar “para incrementar a sua competitividade nacional e internacional”.
Referir que o CPPI – Container Port Performance Index 2022 destina-se a servir de referência para importantes partes interessadas na economia global, incluindo governos nacionais, autoridades e operadores portuários.