Philips

Porto da Afurada tem novo posto de controlo e registo de pescado

Porto da Afurada tem novo posto de controlo e registo de pescado

O Posto de Controlo e Registo de Pescado, do Porto de Pesca da Afurada e 24 novos armazéns de aprestos foram inaugurados, esta quinta-feira, dia 25, pela ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

A obra resulta de um investimento de 214 mil euros, financiado a 25% pela Câmara Municipal de Gaia e no restante pelo Programa Operacional Mar 2020. Esta empreitada “vai permitir que os barcos de pequena pesca possam ancorar na Afurada”, indica a autarquia, explicando que, desta forma, os pescadores vão poder vender” o seu peixe, “sem necessidade de se deslocarem a Matosinhos, como acontecia até agora”.

O presidente da Câmara Municipal considera que esta se trata de uma obra “estruturante para a comunidade da Afurada”, uma vez que “veio responder “a uma ambição e expectativa dos pescadores”, representando “um contributo para que o porto seja mais forte, olhe o mais para o futuro e para que os pescadores sejam mais valorizados”.

“É preciso cuidar da identidade”, sublinhou Eduardo Vítor Rodrigues, defendendo que o município não faz “nada se, localmente,” não se tratar das comunidades do concelho.

Já a ministra da Agricultura realçou que “o investimento é de grande importância para esta comunidade” pois vai “dar capacidade competitiva e beneficiar grandemente a sua atividade”

Para Maria do Céu Antunes, este equipamento “é o resultado do desenvolvimento de todos os talentos para servir uma comunidade. Era uma estrutura muito ansiada por toda a comunidade, que tem trabalhado tanto para poder agora vender aqui o seu pescado sem ter de se deslocar a Matosinhos”.

A Câmara de Gaia afirmou ainda que depois da inauguração seguiu-se uma reunião entre a secretária de Estado das Pescas e a comunidade piscatória, em que foi assinado o protocolo de cedência de utilização do pavilhão para o funcionamento do Posto de Controlo e Registo de Pescado, entre a União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada e a Associação Nacional Pequena Pesca do Cerco.

Foto: CM Gaia

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef