Nos dias 23 e 24 de março, sábado e domingo, a cidade do Porto prepara-se para celebrar antecipadamente o Dia Nacional dos Centros Históricos. Esta celebração, que antecipa a data oficial de 28 de março, destaca o rico património histórico da cidade e convida residentes e visitantes a explorarem o Centro Histórico na sua plenitude.
Desde já, importa referir que o evento é organizado pela Direção Municipal de Cultura e Património da Câmara do Porto, em colaboração com a Ágora. O Centro Histórico do Porto, reconhecido como Património Mundial pela UNESCO desde 1996, será o palco de mais de 80 atividades cuidadosamente planeadas.
Entre as (várias) atrações previstas, destacam-se as visitas guiadas aos locais mais emblemáticos da cidade. Uma dessas visitas inclui uma oportunidade única de explorar o interior da Torre e Museu dos Clérigos, com horários específicos e inscrição prévia obrigatória através em www.torredosclerigos.pt.
Para além disso, a igreja de São José das Taipas oferece “Uma Aventura em Família”, uma visita especialmente concebida para envolver todas as gerações, com inscrição requerida por email e um custo simbólico destinado ao restauro do edifício.
Os apaixonados por História poderão, também, desfrutar de uma viagem no tempo com a visita guiada “O Porto na 2.ª metade do século XIX: as Casas Fotográficas”, seguida de uma conversa e visita à exposição relacionada.
Para aqueles que preferem explorar por conta própria, o programa inclui visitas livres a locais como o Quartel do Carmo e a Farmácia Hospitalar do Museu do Centro Hospitalar do Porto, ambos com horários específicos de abertura durante o fim de semana.
A oferta abrange todos os gostos e, nesse lote, os mais criativos não ficam de fora. O Museu e Bibliotecas do Porto oferecem uma oficina sobre as rotas comerciais da cidade, proporcionando uma experiência prática de modelagem, pintura e jogo de tabuleiro, adequada para crianças a partir de cinco anos.
Como não poderia deixar de ser, a música também desempenha um papel importante neste evento, com concertos programados em locais históricos da cidade. O Coro do Centro Histórico do Porto e o Quarteto de Cordas da Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana prometem encantar o público com as suas performances. Já a Igreja dos Clérigos, por sua vez, oferece o espetáculo “Spiritus”: um show multimédia absolutamente imperdível.
Com acesso livre à maioria das atividades, o Dia Nacional dos Centros Históricos no Porto promete ser um fim de semana inesquecível, que visa celebrar a riqueza cultural e histórica da cidade Invicta. Se quiser saber mais sobre os eventos, pode fazê-lo, clicando aqui.