PUB
Recheio 2024 Profissional

Porto celebra história da cidade com “Comércio Fora do Sítio”

Porto celebra história da cidade com

No Porto, a história é para ser celebrada. Até ao dia 5 de agosto, quatro lojas do programa”Porto de Tradição” juntam-se a outras quatro de comércio tradicional, trocando entre si produtos e memórias. A iniciativa “Comércio Fora do Sítio” é um projeto municipal, que pretende estimular o comércio local e a cooperação entre os comerciantes da Invicta.

Em primeiro lugar, recomendamos que aceda ao site do “Comércio Fora do Sítio”. A partir daí, tem à sua disposição um roteiro digital, composto por lojas “Porto de Tradição” e comércio de rua. Os estabelecimentos efetuam, assim, uma permuta temporária de produtos, expostos na montra de cada loja, numa exposição montada por vitrinistas de renome.

Ao ler o roteiro, é possível ir fazendo check-in em cada loja, através de um QR Code, que estará bem visível nas montras. Esse check-in está, ainda, associado a benefícios para o visitante. Ao fazê-lo em duas ou mais lojas que “troquem” produtos, à luz dos ideais do projeto, terá direito a ofertas exclusivas.

Ao passar o código QR, poderá também conhecer um pouco mais sobre estes espaços históricos, autênticas relíquias da cidade Invicta. O melhor de tudo? É que nem precisa de cansar as vistas. Para aceder a essas informações, pode optar por lê-las, ou por ouvi-las, graças à gravação feita pelos Estúdios Rangel, o estúdio mais antigo do Porto.

Apresentado o conceito, vamos às trocas. O “Comércio Fora do Sítio” arranca com a “Alcino Silversmith”, fundado em 1902, e que cria produtos originais de ourivesaria (reconhecida pelo “Porto de Tradição”), em troca com a Araucana, loja de slow fashion, repleta de peças exclusivas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Feita a primeira parelha, é a vez de mencionar a Casa Januário (reconhecida pelo “Porto de Tradição”), fundada em 1926, que vende produtos de mercearia, confeitaria e garrafeira, e que irá fazer permuta com a “Olá Breiner”, que, numa área oposta, tem como objetivo divulgar o trabalho de criadores locais independentes.

Como não há duas sem três, vamos à Livraria Moreira da Costa (reconhecida pelo “Porto de Tradição”), que tem 121 anos de existência e é a mais antiga do Porto no seu setor. Lá, encontram-se à venda, principalmente, livros antigos e raros, mas também obras atuais, a preços acessíveis. A antiga livraria fará permuta com a Farmácia Moreno, que já conta com mais de 200 anos de história, sendo um espaço de referência na área farmacêutica.

Por último, mas não menos importante, encontra-se a “Santos & Irmãos, Lda” (reconhecida pelo “Porto de Tradição”), que foi a primeira loja de molduras da Invicta, tendo já mais de 150 anos. A loja histórica em questão vai trocar produtos com a Ufalufa, aberta em 2016, e onde a área infantil é o destaque dos produtos à venda.

Gostava de saber mais sobre a iniciativa? Basta clicar aqui para ter mais informações sobre o “Comércio Fora de Sítio”.

Foto: DR / Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem