PD - revista Sabe Bem

Porto, capital do cartoon

Porto, capital do cartoon

A elevada qualidade dos trabalhos levou o júri internacional do concurso a atribuir ainda 19 menções honrosas a artistas de diferentes países, entre os quais Bélgica, Brasil, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irão, México, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia e Turquia.

porto_cartoon2O tema deste ano – Comunicação e Tecnologias – permitiu a mais larga participação de sempre, com mais de 2.200 trabalhos, de 620 artistas, oriundos de 80 países. Neste concurso, o Irão superou todos os outros países, em trabalhos e participantes, logo seguido pelo Brasil, Roménia, Turquia, Portugal e Itália.

O XIII PortoCartoon pode ser visto até 31 de dezembro, no horário habitual do Museu: todos os dias, incluindo domingos e feriados, das 15h às 20h. O Museu Nacional da Imprensa está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo e a cinco minutos da estação CP/Metro de Campanhã.

Além desta exposição central, muitas outras iniciativas espalham o humor pela cidade, reforçando uma vez mais o Porto como ‘Capital do Cartoon’.
A sessão inaugural contou com a presença dos premiados que receberam os respetivos prémios e troféus, desenhados por Siza Vieira.

 

porto_cartoon4
Rua do PortoCartoon e extensões

A exemplo do que aconteceu, no ano passado, na Rua Galerias de Paris, a Rua de Cedofeita recebe, este ano, a designação toponímica de «Rua do PortoCartoon 2011». Até 21 de setembro, as lojas aderentes vão poder mostrar o “riso do mundo”, através da apresentação de diferentes desenhos no seu interior. A denominação é feita em articulação com a Câmara Municipal do Porto.

No âmbito da dinamização do Porto como “Capital do Cartoon” (designação internacional atribuída em 2008), foi implantada uma escultura de humor na Rua Miguel Bombarda, da autoria de Carlos Marques, que representa o Grande Prémio 2011, inserindo-se na criação do “roteiro do humor”, para o qual já contribuíram nomes como Siza Vieira, Acácio de Carvalho e Zulmiro de Carvalho.

A partir do final de junho haverá extensões com reproduções dos melhores trabalhos da 13.ª edição do PortoCartoon no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Estação de Campanhã e diferentes locais da cidade do Porto, como cafés, livrarias e centros comerciais.

 

Marta Carvalho
PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/ja-cheira-a-natal-na-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=201120-ta5&utm_campaign=sabebem58

Viva! no Instagram. Siga-nos.