PUB
PD - Revista Sabe Bem

Porto avança com reabilitação das Ilhas da Lomba

Porto avança com reabilitação das Ilhas da Lomba

O primeiro passo para a reabilitação das Ilhas da Lomba, na freguesia do Bonfim, foi dado. O protocolo, assinado na presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e do ministro da Habitação e das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, dará origem a 47 novas casas, estando prevista a sua conclusão em 2026.

Para Rui Moreira, citado no portal de noticias da autarquia, a assinatura do protocolo é “um importante passo, na estratégia do município do Porto, para acabar com a indignidade habitacional na cidade”. Já para Pedro Nuno Santos, “este é um dia histórico. Este é um bom exemplo do que é responsabilidade da administração central para com os municípios”.

O acordo, assinado pelo vereador do Urbanismo, Espaço Público e Habitação, Pedro Baganha, e a presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), Isabel Dias, pressupõe a reabilitação de 47 habitações, qualificadas através de um projeto dos arquitetos Maria Souto de Moura, Francisco Pina Cabral, Francisco Amoedo Pinto e Luís Vitorino Caleiro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“O investimento é de aproximadamente 7,7 milhões de euros e vai reconfigurar o edificado atualmente existente, adequando a oferta de tipologias às necessidades dos inquilinos. O projeto prevê que o novo complexo habitacional disponha de 34 T1, 10 T2 e 3 T3”, adianta a plataforma.

Rui Moreira afirmou ainda que “existe a expectativa de, das 954 ilhas privadas da cidade, oito poderem vir a ser reabilitadas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, estando a ser trabalhadas as respetivas candidaturas”.

Foto: Miguel Nogueira

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile