PUB
Santander Saúde

Porto assinala as Jornadas Europeias do Património

Porto assinala as Jornadas Europeias do Património

Música, cinema, visitas, percursos orientados e até uma caminhada de nove quilómetros integram o programa gratuito das Jornadas Europeias do Património (JEP) 2019 na cidade do Porto. As inscrições nas atividades têm de ser feitas esta quinta-feira.

Subordinadas ao tema “Artes Património Lazer”, as JEP têm início esta sexta-feira, estendendo-se até domingo, dia 29 de setembro, abrangendo mais 1400 iniciativas em todo o país.

Na cidade Invicta, a programação começa já esta quinta-feira, às 18 horas, com um concerto de Jack Broadbent, um dos bluesman mais destacados da atualidade. A atuação está integrada na 2ª edição do “Sons do Património”, a decorrer até domingo, em espaços marcantes do território da Área Metropolitana do Porto.

Até domingo, há uma viagem ao tempo dos Descobrimentos no local onde nasceu Henrique – o Navegador e no Centro Interpretativo “O Infante D. Henrique e os Novos Mundos”; uma outra ao Porto de finais do século XIX no Museu Romântico; e um percurso de redescoberta das ruas medievais do Porto e do plano de João de Almada e Melo, avança o portal de notícias da Câmara do Porto.

“Caminhar no património à descoberta da Rota da Água – um percurso ribeirinho do Mapa de Arte Pública do Porto”, está agendado para sábado. O passeio, de nove quilómetros, terá início na zona da Sé e termina no Forte de São Francisco Xavier (“Castelo do Queijo”).

O programa das Jornadas Europeias da Cultura convidam ainda, no dia de domingo, a descobrir as origens da cidade do Porto no castro da Penaventosa (Morro da Sé) e a assistir ao filme “Marias da Sé”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Programa
26 de setembro

18h – “Sons no Património”
Jack Broadbent – concerto
Jardins da Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio – gratuito
Concerto promovido no âmbito do ciclo “Sons no Património 2019” da Área Metropolitana do Porto.

27 de setembro
10h30 – “A Casa e o Infante”
Visita orientada
Casa do Infante | gratuito | inscrições: [email protected] | 222 060 400/ 423 | limite: 25 participantes
No museu da Casa do Infante, local onde nasceu Henrique – O Navegador, é possível fazer uma viagem pelos tempos da ocupação romana, medieval e moderna desta zona ribeirinha da cidade, conhecendo os vestígios da Alfândega Régia e da Casa da Moeda. No Centro Interpretativo “O Infante D. Henrique e os Novos Mundos”, existem diferentes olhares sobre a Expansão Portuguesa e o encontro de culturas, e poderá conhecer de perto a figura do Infante na sua multidimensionalidade simbólica. Neste novo espaço, descobrirá ainda o papel do Porto e das suas gentes nos Descobrimentos.
11h00 – “O quadro de Charles Napier Hemy – uma vista sobre o Porto em 1881”
Visita orientada
Museu Romântico | gratuito | inscrições (até 26 de setembro): [email protected] | limite: 15 participantes
A aproximação ao ambiente do Porto dos finais do século XIX através de uma pintura a óleo de Charles Napier Hemy, ligada ao Rio Douro e à cidade do Porto em 1881, seguindo-se a visita orientada ao Museu.
15h00 – “O Porto do Almada: o projeto de requalificação do núcleo medieval”
Percurso orientado por Evelyne Phibel
Casa do Infante (ponto de encontro) | gratuito | inscrições: [email protected] ? 222 060 400/ 423 | limite: 30 participantes
Tomando como referência a maqueta do Porto medieval, serão identificadas as artérias que definem o percurso e revisitadas as ruas, praças e largos que definiam a cidade do século XV, interpretando o plano idealizado por João de Almada e Melo (1703-1786), o qual visava, numa primeira instância, a requalificação do núcleo medieval intramuros através da reformulação das artérias existentes e da integração de novos elementos na paisagem urbana. O circuito explora também a Planta Redonda, da autoria de George Black.

28 de setembro
14h00 – “Caminhar no património”
“À descoberta da Rota da Água – um percurso ribeirinho do Mapa de Arte Pública do Porto”
Caminhada
Ponto de Encontro: Arqueossítio da Rua de D. Hugo | gratuito | inscrições (até às 12h00 do dia 26 de setembro): [email protected] | limite de participantes: mínimo 6 / máximo 50
Uma caminhada ribeirinha de 9 km pela Rota da Água do Mapa de Arte Pública da cidade, num percurso orientado por técnicos do Património Cultural e por um preparador físico.
(*) Recomenda-se o uso de calçado confortável e adequado a caminhada, meias de algodão (mais uma ou duas mudas), roupa confortável e fresca, corta-vento ou impermeável, água, chapéu, óculos de sol e protetor solar.

29 de setembro
11h00 – “Explora o Museu!”
“À descoberta do castro da Penaventosa”
Oficina para famílias orientada por Conceição Pinto, Laura Sousa e Paula Espírito Santo
Arqueossítio | gratuito | recomenda-se inscrição: [email protected] ou 226 057 000 | limite 12 participantes | o espaço não permite o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.
No sítio onde estão preservados os testemunhos da ocupação humana da cidade dos últimos 2500 anos, parte-se à descoberta do primitivo povoamento do Morro da Sé ou da Penaventosa. Tendo como ponto de partida os vestígios arqueológicos da Idade do Ferro, conta-se a sua história e propõe-se a construção de miniaturas das mais antigas habitações ali edificadas.
16h00 – “Museu Fora da Caixa”
“Marias da Sé”
Cinema
Casa-Museu Guerra Junqueiro | gratuito
O realizador Filipe Martins declara o seu amor por um Porto muito típico, num filme que retrata a vida das mulheres daquela zona emblemática da cidade.

De referir ainda que os museus, palácios e monumentos sob tutela da Direção-Geral do Património Cultural terão entradas gratuitas:
– No dia 29 de setembro (domingo) a todos os visitantes dos museus e palácios e monumentos sob tutela da DGPC;
– Nos dias 27 e 28 de setembro (sexta-feira e sábado) a todos os interessados em participar nas iniciativas promovidas pelos museus palácios e monumentos sob tutela da DGPC, no âmbito das JEP 2019.

Consulte aqui o programa completo das Jornadas Europeias do Património 2019.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD-Bairro Feliz