PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto apresenta nova identidade e programação do Museu e Bibliotecas

Porto apresenta nova identidade e programação do Museu e Bibliotecas

No primeiro dia de março, quarta-feira, a Alfândega do Porto vai acolher a cerimónia de revelação da nova identidade do Museu do Porto e das Bibliotecas da cidade.

O evento, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado, dará a conhecer também a programação dos vários espaços para os meses de março e abril.

Com início marcado para as 17h30, a cerimónia inclui, ainda, na sua programação um DJ set especial, que será apresentado por Susana Cabeleira. “Sonoridades melódicas e vigorosas na esfera da música eletrónica acolhem o crepúsculo do nascimento noturno desenhado sobre o horizonte Douro”, realça a autarquia portuense.

No mesmo comunicado, recorda ainda a constituição do Museu do Porto, por uma rede de 10 espaços, que abraça a cidade de ocidente a oriente, e que inclui edifícios notáveis da cidade, jardins, parques, coleções e arquivos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Será à cidade do Museu que o Museu do Porto nos liga, numa constelação de casas e experiências de memória e conhecimento, de criação, comunicação e fruição, que se renovam, para todos os públicos”, destaca Jorge Sobrado.

De referir que a denominação Museu do Porto recupera a identidade do primeiro museu municipal do país, criado na cidade, e que partiu da coleção particular de João Allen, exposta a partir de 1836. O Museu Municipal do Porto abriu as portas ao público em 1852, apresentando diferentes disciplinas artísticas, da pintura à arqueologia.

Neste caminho feito de identidades e novas ideias, empreendido há quase dois séculos, o Museu do Porto reforça a ligação à cidade e ao tecido local, regional, nacional e internacional, com um conjunto de programas diversificados, coleções, reservas e atividades.

Da mesma forma, a Câmara Municipal explica que as Bibliotecas do Porto adotam uma identidade visual única, que compreende a Biblioteca Pública Municipal do Porto, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett e a Biblioteca Popular de Pedro Ivo. “Nestes espaços de acesso ao livro e ao conhecimento, de promoção da leitura e estímulo do estudo e da criatividade, pretende desenvolver-se uma programação regular para públicos de diferentes interesses e de todas as idades”, completa.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem