Junta da Galiza

Porto apoia novos projetos de internacionalização artística

Porto apoia novos projetos de internacionalização artística

Terminou mais uma edição do programa municipal da Câmara do Porto de apoio à internacionalização artística Shuttle. Este ano tinham sido já apoiados 23 projetos, tendo-se juntando agora mais 11 propostas de artistas e coletivos artísticos sediados na cidade.

A terceira e última fase de concurso do programa, que terminou a 3 de outubro, reuniu 30 candidaturas enquadradas em quatro áreas: Performance e Composição Musical; Tradução e Criação Literária e Artística; Artes Performativas; e Artes visuais e Curadoria.

A decisão de quais projetos deveriam ser apoiados esteve a cabo do júri constituído por Ana Botella (produtora criativa e programadora), Cristina Grande (programadora cultural e coordenadora do Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves) e Mário Moura (crítico de design).

No total, nesta quinta edição do Shuttle, foram recebidas 68 candidaturas e o orçamento voltou a ser de 75 mil euros, distribuído por três fases de concurso ao longo do ano. Com o objetivo de apoiar a internacionalização de projetos desenvolvidos por artistas e agentes culturais no Porto, são atribuídas bolsas que variam entre os 1500€ e os 7500€.

Referir que este programa, criado em 2018, já apoiou, até à data, 100 projetos, que podem ser consultados na plataforma Pláka.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem