Com o intuito de promover a fluidez do trânsito urbano e, simultaneamente, a poluição atmosférica da cidade, a Câmara Municipal do Porto tem vindo a “apoiar e estimular a utilização de veículos de duas rodas”, salienta no seu portal de notícias.
Exemplos disso são as “medidas inovadoras que vêm sendo aplicadas com reflexos na mobilidade, no ambiente e na segurança, como é o caso da utilização das faixas BUS pelos motociclos e ciclomotores”.
A medida, inédita em Portugal, foi implementada em 2014 e estimula a transferência do automóvel para o motociclo, o que, desde logo, se revelou “um sucesso”.
Nesse sentido, a Câmara, sublinha, tem vindo, também, a “alargar as áreas destinadas a estacionamento dos veículos de duas rodas, incluindo o incentivo através da prática de tarifas a custo zero para os seus condutores”.
Efeitos que diz serem visíveis no “aumento do número de condutores de motociclos”, em parte, sustentado, por “ações de formações para condução de veículos de 125cc” que a autarquia tem apoiado.
As ações inserem-se na estratégia ativa de diminuição da sinistralidade e são levadas a cabo em articulação com a Prevenção Rodoviária Portuguesa.