Revista Sabe Bem (Setembro/Outubro) - PD

Porto apoia comércio de rua com estacionamento gratuito

Porto apoia comércio de rua com estacionamento gratuito

Entre junho e agosto, a Câmara do Porto, pretende instaurar uma medida que isenta os clientes de comércio de rua ao pagamento do estacionamento em parques municipais, durante uma hora.

Segundo a empresa Lusa, que obteve a proposta para esta medida, pode ler-se que “o Município do Porto, em articulação com a Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M., responsável pela gestão do parque de estacionamento do Silo Auto, pretende estabelecer, à semelhança do que sucedeu na época natalícia, uma redução da tarifa de estacionamento de 60 minutos, por cliente, nos parques municipais da Trindade, Silo Auto, Duque de Loulé e Alfândega”.

Esta proposta será analisada na reunião do executivo da próxima segunda-feira.

Esta medida, funcionará por tickets que serão distribuídos aos comerciantes da baixa da cidade, pela Associação dos Comerciantes do Porto, que por sua vez, irão dá-los aos seus clientes.

Dos 25 mil tickets que serão distribuídos, 10 mil poderão ser usados no parque da Trindade, 9 mil no Silo Auto, mil no parque Duque de Loulé e outros mil no parque da Alfândega.

Este protocolo, caso aceite, pretende potenciar o comércio de rua e incentivar a compra principalmente no momento em que estes comerciantes foram afetados pelo estado pandémico vivido.

“A iniciativa proposta revela-se de manifesto interesse municipal, pois visa não só a dinamização do comércio na cidade do Porto, particularmente na Baixa, apoiando os comerciantes, como também potencia a opção de utilização dos parques de estacionamento municipais em detrimento do estacionamento à superfície, muitas vezes em locais proibidos e provocando danos na mobilidade da cidade”, refere o documento.

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz