PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto acolhe projeto piloto de vacinação “drive-thru”

Porto acolhe projeto piloto de vacinação “drive-thru”

A Câmara Municipal do Porto, os hospitais de São João e Santo António e a Unilabs Portugal juntaram-se num projeto inovador, que vai fazer nascer no Queimódromo do Porto um centro de vacinação contra a covid-19 “drive-thru”. 

A informação está a ser avançada pela Agência Lusa, que indica que o projeto “piloto”, que permitirá que as pessoas entrem de carro nas estruturas sem precisar de saírem da viatura para serem vacinadas, será oficialmente apresentado esta quarta-feira.  

Com esta iniciativa, a autarquia pretende “preparar a cidade para um processo seguro e robusto de vacinação”. A intenção é que arranque, em larga escala, assim que existirem “vacinas para a segunda e terceira fases do processo de vacinação”. 

De acordo com o que se sabe até então, os dois hospitais da cidade ficarão encarregues do serviço de “consultoria e apoio na formação dos profissionais desta operação”, de forma a garantir que a mesma “decorre dentro das melhores práticas clínicas”. Por sua vez, a Unilabs Portugal será responsável pela “logística, operação e organização de fluxo”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além disso, o laboratório terá que assegurar ainda a presença dos “técnicos de vacinação no espaço, aproveitando a experiência do rastreio neste tipo de centros, agora aplicados ao processo de vacinação”, lê-se no comunicado. 

Note-se que até então já foram administradas 294 mil primeiras doses e 1.06l segundas doses em Portugal. Na segunda-feira, 106 mil pessoas já estavam “totalmente vacinadas” contra a covid-19, revelou o novo coordenador da “task force”, Gouveia e Melo, em entrevista ao Jornal das 8 de terça-feira, na TVI. 

Foto: Miguel Nogueira | CM Porto

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce