No sábado, dia 16 de junho, pelas 15h30, a Livraria Lello acolhe uma iniciativa solidária que une Itália e Portugal, para não fazer esquecer os incêndios que arrasaram os dois países no verão de 2017.
19 livrarias, uma biblioteca e dois municípios juntam-se numa iniciativa entre Itália e Portugal para não fazer esquecer as vítimas e a destruição florestal provocada pelos incêndios de Pedrógão Grande e de Vale de Susa, em Turim, no ano passado, entre os meses de junho e novembro.
Porto, Turim, Vale de Susa e Pedrógão Grande irão fazer-se ouvir pelos vozes de atores nacionais e locais para entoarem a obra de Jean Giono “O Homem que Plantava Árvores”. A leitura do texto acontece simultaneamente em todos os espaços aderentes e na língua de cada país às 15h30 (hora portuguesa) do dia 16 de junho
Rui Spranger é a voz escolhida para a leitura na Livraria Lello. A atividade conta com entrada gratuita na Livraria Lello mas limitada aos lugares existentes.
No Porto, há outros espaços que acolhem esta iniciativa: Poetria lido por Renato Filipe Cardoso; Fnac – Santa Catarina lido por Ismael Calliano; Confraria Vermelha lido por Sandra Salomé; Papa-Livros lido por José Eduardo Silva; Bertrand – Shopping Cidade do Porto lido por Isaque Ferreira e Flâneur lido por Gisa Baptista Ribeiro.
A tragédia de Pedrógão Grande, que no passado dia 17 de junho de 2017 resultou em 66 mortos, 254 feridos, 500 habitações e 48 empresas destruídas, para além da destruição de 53000 hectares de floresta, incluindo a respetiva fauna, deixou em choque Portugal e o mundo inteiro. Esta ação não quer ver esquecida uma das mais assoladoras tragédias que aconteceu em território luso.
No dia seguinte, a 17 de junho, também às 15h30, há leitura da mesma obra por atores e voluntários na freguesia de Pedrógão Grande.
Esta iniciativa é produzida pela Assemblea Teatro, em Turim, e pela Apuro – Associação Cultural e Filantropia.