PUB
CMPorto

Porto acolhe exposição dedicada a Alcino Soutinho

Porto acolhe exposição dedicada a Alcino Soutinho

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Três locais do Porto vão receber, a partir de quinta-feira, a primeira grande exposição dedicada à obra do arquiteto Alcino Soutinho, falecido no ano passado, e que o curador da mostra definiu como um “grande sedutor dos espaços”.

A exposição “Alcino Soutinho Realismo Confortável”, que decorre até 30 de novembro, vai ser inaugurada na quinta-feira às 17h00 na Casa-Museu Guerra Junqueiro e às 18h30 na Galeria da Fundação EDP, instituição que coorganiza a mostra, em parceria com a Câmara Municipal do Porto.
De acordo com o curador da mostra, Roberto Cremascoli, Soutinho procurava “sempre tornar mais belos, confortáveis, os sítios que se lhe apresentavam à frente”daí a escolha do título da exposição.
Para além do trabalho de arquitetura, a exposição destaca as vertentes de Alcino Soutinho no design, arte figurativa, ensino e ativismo, reunindo “textos, desenhos, esquissos, serigrafias, fotografias, maquetas, vídeos, peças de mobiliário”, entre outros, numa repartição entre sete períodos: “Formação/ Estudante ’50; Viagem a Itália/ Viajante ’60; Em Campo/ Participante ’70; A Escola/ Professor ’80; Dentro da Arquitetura/ Arquiteto ’90; Desenhar o Conforto/ Designer ’00; De lápis na mão/ Artista ’13”.
No total, a mostra, que se prolonga ainda ao edifício do BPI na avenida da Boavista, também ele desenhado por Alcino Soutinho, vai expor 140 projetos realizados ao longo de seis décadas pelo responsável por obras como o edifício da Câmara Municipal de Matosinhos.
A exposição vai ainda incluir oito vídeos originais, incluindo três depoimentos de amigos como os arquitetos Álvaro Siza Vieira, Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem