CIN - Branco Perfeito

Porto abre candidaturas ao “Prémio João de Almada”

Porto abre candidaturas ao “Prémio João de Almada”

As candidaturas à 19.ª edição do “Prémio João de Almada” já estão disponíveis, podendo ser submetidas até ao último dia de junho, informou a Câmara Municipal do Porto.

Criado pelo município com o objetivo de “incentivar e promover a recuperação do património arquitetónico da cidade”, o prémio desenvolve-se de acordo com duas categorias “Edifícios Residenciais” e “Edifícios não Residenciais”, cujas obras tenham sido concluídas entre junho de 2019 e junho de 2021.

O prémio, recorde-se, é atribuído bienalmente aos melhores exemplos de reabilitação urbana que tenham sido concluídos na cidade nos últimos dois anos.

Segundo explica a autarquia, as candidaturas devem ser apresentadas pelo arquiteto responsável e/ou pelo proprietário do imóvel, presencialmente, na Divisão Municipal de Património Cultural, até 30 de junho.

“O prémio por cada uma das categorias tem o valor de 10 mil euros, cabendo 3 mil euros ao proprietário do imóvel à data da atribuição do prémio, e 7 mil euros ao arquiteto que projetou as obras de recuperação”, indica a nota divulgada.

A presidir o júri este ano estará o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, acompanhado por um representante da Direção Regional de Cultura do Norte, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, da Ordem dos Arquitectos (Secção Regional do Norte), da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Direção Municipal de Urbanismo e Departamento Municipal de Gestão Cultural da Câmara do Porto e pelos arquitetos vencedores da última edição, Tiago Figueiredo e Nuno Graça Moura.

Todas as informações sobre a 19.ª edição do Prémio João de Almada podem ser consultadas aqui.

Foto: DR

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes