PUB
Santander Saúde

Porto abre candidaturas para bolsas de apoio a filmes realizados na cidade

Porto abre candidaturas para bolsas de apoio a filmes realizados na cidade

Abriu esta segunda-feira, 16 de maio, a fase de candidaturas à segunda edição do programa de apoio ao cinema produzido na cidade da Filmaporto — film commission.

Nesta edição, e de acordo com a proposta aprovada pela Câmara Municipal do Porto, há cinco bolsas a atribuir, no valor de 20 mil euros cada. Estas destinam-se a “curtas e longas-metragens de ficção, documentário ou animação, cinema experimental, vídeo-ensaio e séries”.

Pelo segundo ano consecutivo, serão atribuídas três bolsas Neves e duas bolsas Pascaud, modalidades de apoio dirigidas a diferentes candidatos e que devem o seu nome aos fundadores da Neves & Pascaud, a primeira empresa a apresentar filmes ao público no Porto.

Enquanto a bolsa Neves se destina artistas, realizadores e produtores residentes no concelho do Porto, a Pascaud é dirigida a artistas, realizadores e produtores a residir fora do concelho.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os interessados podem candidatar-se às bolsas da Filmaporto até ao dia 3 de junho, através da página oficial do programa. Estas serão avaliadas por um júri específico, composto por Ana Moreira, atriz e artista plástica, Joana Gusmão, produtora e programadora, e Samuel Barbosa, realizador e produtor de cinema.

Recorde-se que o programa “Filmaporto” visa estimular a criação de cinema produzido integralmente no Porto e promover a contratação de empresas e técnicos ligados ao setor audiovisual da cidade.

Na edição de 2021 foram selecionados os projetos “Quase me lembro”, de Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima, “O Pátio do Carrasco”, de André Gil Mata, e “A Hora da Estrela”, de Rita Barbosa, para a atribuição da bolsa Neves. Por sua vez, a bolsa Pascaud foi concedida a “O Pão”, de Lúcia Prancha, e “Grito”, de Luís Costa.

Fotografia: Filipa Brito

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil