PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto abraça nova agência nacional

Porto abraça nova agência nacional

O Governo vai instalar na cidade Invicta a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB). Prevendo-se que em 2023 atinja um orçamento de 20 milhões de euros, o novo organismo vai contar com investimento público e privado gradual.

De acordo com documento publicado em Diário da República, como objetivos operacionais, destaca-se  a promoção dos centros académicos clínicos em Portugal; o apoio à “condução de exercícios de exequibilidade de novos estudos e atividades de I&D”; o posicionamento do país entre as nações mais atrativas para a condução de investigação clínica de qualidade, “fomentando o reconhecimento e capacitação dos centros de investigação clínica e de translação”; ou, ainda, a criação de emprego qualificado e de emprego científico nas áreas da investigação clínica e de translação, entre outros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No que ao Estado diz respeito, participa com a injeção de capital a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o INFARMED (Autoridade Nacional do Medicamento de Produtos de Saúde), ao passo que, do setor privado, encontram-se a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) e o Health Cluster Portugal “na qualidade de associados fundadores”.

Ainda de acordo com a  resolução do Conselho de Ministros, a decisão de criação desta agência vem ao encontro das recomendações formuladas na avaliação conduzida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ao longo de 2016 e 2017.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile