CIN - VinylMatt

Porto abandona Associação Nacional de Municípios

Porto abandona Associação Nacional de Municípios

A saída do município do Porto da Associação Nacional de Municípios (ANMP) foi aprovada, na segunda-feira, em Assembleia Municipal com os votos favoráveis dos independentes liderados por Rui Moreira, PSD e CHEGA e os votos contra de BE, PS, CDU e PAN.

Recorde-se que a autarquia tinha já aprovado aquela desassociação em reunião de Câmara, com os votos a favor do movimento independente, a abstenção do vereador do PSD Alberto Machado e os votos contra do social-democrata Vladimiro Feliz, PS, BE e CDU.

Durante a ordem trabalhos da Assembleia Municipal, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que a representação dos municípios, por parte da ANMP, no processo de descentralização de competências do Estado é um “total fracasso”.

Realçando que, na sequência de várias reuniões, se “alcançou um entendimento quanto ao modelo de descentralização”, com o consenso dos 35 municípios que integram as duas áreas metropolitanas (Porto e Lisboa), o autarca acredita que existiu, simultaneamente, um “ato de absoluto boicote” por parte da ANMP ao trabalho realizado.

Para Rui Moreira, o modelo de descentralização implementado ficou “manifestamente aquém do que era esperado” e acrescentou que “a ANMP fez acordos com o Governo sem ouvir os municípios e sem estar para tal mandatada, ignorando os seus interesses e preocupações legítimas”.

Desta forma, a proposta agora aprovada prevê que o município abandone a ANMP, perdendo a qualidade de membro e assumindo de forma “independente e autónoma” todas as negociações com o Estado em relação à descentralização de competências.

Referir que o processo de transferência de competências em mais de 20 áreas da Administração Central para os municípios decorre desde 2019.

A transferência definitiva e obrigatória de competências nas áreas da Ação Social, Saúde e Educação para os municípios estava prevista acontecer a partir de 1 de abril deste ano, após vários adiamentos.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem