PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto 2001: comerciantes lesados já começaram a receber indemnizações

Porto 2001: comerciantes lesados já começaram a receber indemnizações

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A situação de 20 das 60 empresas fica, até ao final desta quinta-feira, regularizada.

Os comerciantes lesados pelas obras da Porto 2001 começaram ontem, quarta-feira, a receber o dinheiro das indemnizações, ficando hoje regularizada a situação de 20 das 60 empresas envolvidas. No início de agosto, a Associação dos Comerciantes do Porto anunciou que estas indemnizações, no total de 2,8 milhões de euros, iam começar a ser pagas, tendo nessa altura o Estado transferido a primeira tranche do dinheiro.
Em declarações à Lusa, o presidente da associação, Nuno Camilo, informou ter reunido ontem com dez comerciantes – que receberam um valor global de cerca de 970 mil euros – frisando que hoje tem encontros agendados com outros dez, que também vão ter acesso às suas indemnizações. “Entre estes dois dias ficam resolvidos os problemas de 20 das 60 empresas lesadas. Todas as empresas que formalizaram a entrega da documentação ficam até quinta-feira com a indemnização paga”, garantiu.
Por sua vez, o advogado Nuno Cerejeira Namora avançou, também à Lusa, que “estão reunidas as condições para recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem”, considerando que “a justiça portuguesa demorou de mais” – cerca de 10 anos – e que “Portugal ultrapassou todos os limites da razoabilidade para aplicação da justiça”. “Os comerciantes estão sensibilizados e motivados para avançar para o Tribunal Europeu. Não os move a questão monetária – até porque as indeminizações não são muito grandes – mas por questões pedagógicas entendem que devem avançar”, explicou, realçando que pode ser um ou os 60 comerciantes em conjunto a fazer o pedido.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem