PUB
Recheio 2024 Profissional

Portal dedicado a estudantes estrangeiros surgiu no Porto

Portal dedicado a estudantes estrangeiros surgiu no Porto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A plataforma Stay in Porto quer ser o ponto de encontro dos estudantes que anualmente chegam à cidade e responder às suas necessidades de alojamento.

Para facilitar a vida dos estudantes estrangeiros que escolhem a cidade do Porto para participar em programas de intercâmbio, foi criado o portal Stay in Porto.
“O projeto surgiu depois de termos identificado uma falha no mercado. Apesar de só a Universidade do Porto receber cerca de 3200 estudantes estrangeiros por ano não existia um portal que se dedicasse exclusivamente à receção e divulgação de informação para Erasmus”, afirma o gestor Tiago Barbosa Ribeiro, que juntamente com o economista José Pinto Pais e o jurista Ricardo Santos criaram a Stay in Porto.
Uma rede social, uma lista de oferta educativa no Porto, Vila Nova de Gaia, Maia, Matosinhos e Felgueiras, uma área de oferta de casas/quartos para alugar e um mini guia da cidade, são os serviços oferecidos pelo portal.
Para Tiago Barbosa Ribeiro, é a rede social que “vai despertar muito interesse, porque permite que qualquer pessoa possa começar a partilhar informações ainda antes de vir para a cidade. Basta inscrever-se e poderá encontrar lá pessoas que já estão ou estiveram no Porto”.
O outro ponto forte da plataforma, diz o gestor, é a possibilidade de os estudantes que escolhem o Porto para participar em programas de intercâmbio encontrarem ali casas para alugar. “Muitas das críticas que recolhemos foi sobre o alojamento. Os estudantes não sabem a quem se dirigir, a não ser a ESN [European Student Network], e não têm nenhuma garantia do serviço”, diz Barbosa Ribeiro. Para colmatar esta falha, estão a desenvolver a E-House. “A E-House é uma empresa imobiliária de arrendamento, mas que também se dedica à reabilitação, e que se destina, sobretudo, ao mercado Erasmus. As casas vão ser disponibilizadas para um tipo de mercado específico, estudantes estrangeiros no período escolar e turistas no Verão”, explica.
Ainda em fase de instalação no mercado, a Stay in Porto quer estar a funcionar em pleno aquando da chegada da nova vaga de estudantes estrangeiros ao Porto e está já a preparar um conjunto de parcerias com o objetivo de cimentar a sua presença junto do ensino superior. “Nos próximos dias teremos fechadas algumas parcerias institucionais na cidade, com a ESN, a universidade, o instituto politécnico e associações académicas. Os protocolos estão agora a ser formalizados. Também estamos a estabelecer contactos com a Câmara do Porto, a [empresa municipal] Porto Lazer e o Turismo do Porto e Norte [de Portugal]”, diz.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2