PUB
Philips S9000

População do Norte terá médico de família assegurado integralmente

O presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), Álvaro Almeida, disse, esta segunda-feira, que “a população da região Norte terá cobertura integral de médico de família” até ao Natal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“O que vai acontecer é que nos próximos dias vão ser abertas seis novas unidades de saúde familiares (USF) e mais quatro no início de 2016”, explicou o presidente da ARS-Norte. De acordo com o responsável, a direção do órgão de saúde aprovou a abertura de dez novas USF, das quais seis têm abertura marcada ainda antes do Natal.
“Com a entrada em funcionamento dessas seis atingimos o nosso objetivo de cobertura integral da população por médico de família”, garantiu Álvaro Almeida.
O responsável referiu que isto se reflete com cerca de 99% da população da região com acesso a médico de família. “Esse era o nosso objetivo, porque 100% é praticamente impossível de conseguir uma vez que há sempre médicos que saem do Serviço Nacional de Saúde, por aposentação ou outras razões, ou utentes que se vão inscrevendo, e como não há colocação contínua de médicos, há sempre alguns utentes que ficam temporariamente sem médico de família”.
Para Álvaro Almeida, ao atingir-se a meta de 99% dos cidadãos cobertos por médico de família, as situações de não ter acesso a esse serviço, ou seja 1% da população do Norte, “passam a ser apenas temporárias e deixa de haver um problema estrutural. Neste momento, o tal 1% que não tem médico de família não tem devido à entrada e saída de médicos e de utentes”.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem