PUB
Philips S9000

Ponte Luiz I com abertura prevista para março

Ponte Luiz I com abertura prevista para março

Os trabalhos de reabilitação do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I estão previstos terminar até final de março. Em causa, recorde-se, estiveram as reparações das anomalias “com especial enfoque na corrosão superficial de elementos metálicos e a substituição de ‘rebites’, ‘chapas deformadas’ e ‘substituição de juntas de dilatação’”.

A Infraestruturas de Portugal (IP), em declarações prestadas ao Porto Canal, indica que “a maior parte das vedações já foram levantadas e quase todos os tapumes e outras proteções do tabuleiro foram retiradas”.

Segundo a notícia avançada pelo mesmo canal, a obra que iniciou em outubro de 2021, na altura com um prazo previsto de 12 meses, teve algumas perturbações. “O plano de execução de trabalhos teve de ser alargado, atrasando seis meses a data de conclusão da obra” devido “à descoberta de elementos com ‘média a elevada corrosão’ em quantidade superior ao que seria expectável no material da ponte” e às restrições do aprovisionamento de aço causadas pela guerra na Ucrânia. Também o investimento passou dos previstos 3,3 milhões de euros para um total de 4,2 milhões.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A ponte que liga as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, graças ao “reforço dos banzos superiores das vigas, diagonais e montantes por adição de chapas de aço, introdução de sistema de travamento longitudinal” vai passar a permitir “a circulação de veículos com peso bruto até 60 toneladas, o dobro da capacidade anterior”.

De acordo com a mesma fonte, a IP prevê, ainda, que “as vibrações sentidas pela passagem de grandes grupos de peões durante a festa de S. João sejam consideravelmente diminuídos”.

Foto: Arquivo

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce