![Ponte do Infante com manutenção e conservação asseguradas](https://viva-porto.pt/wp-content/uploads/2014/04/ponte_infante.jpg)
O Memorando de Entendimento foi assinado pelas três entidades a 30 de dezembro, numa cerimónia foi presidida pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
O ministro considerou a assinatura do memorando histórica já que “resolve um problema com 20 anos” e garante “mais segurança, melhor mobilidade, mais coesão territorial, valoriza o Douro, a região e o País”.
A assinatura do memorando põe fim a um impasse de vários anos acerca das responsabilidades sobre uma ponte que foi paga pela Metro do Porto e inaugurada em março de 2003, tendo sido construída para substituir o tabuleiro superior da ponte Luiz I, que passou a ser utilizado pelo metro.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, revelou que o processo concursal para a reparação da ponte será lançado na primeira semana de janeiro e que as obras deverão iniciar-se em abril.