PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Ponte de Lima inaugura centro de interpretação militar

Ponte de Lima inaugura centro de interpretação militar

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Ponte de Lima vai inaugurar, este sábado, o Centro de Interpretação Militar da vila, cinco anos após ter sido anunciada a sua abertura. O investimento feito no projeto envolveu 300 mil euros.

O novo espaço resultou de um protocolo assinado em maio de 2011 entre a Câmara de Ponte de Lima e o Exército português que “cedeu algumas peças do Museu Militar de Lisboa”.
O equipamento “pretende ser um museu vivo, interativo, abordando a história militar também no contexto da região e do país, mas com uma incidência especial sobre Ponte de Lima e o território vizinho”.
“A preocupação central do centro de interpretação é o conhecimento da história local, dos seus lugares, suas gentes e protagonistas, procurando perpetuar memórias de factos históricos relevantes e consciencializar as populações para a importância desses episódios, bem como a necessidade de se envolverem efetivamente num projeto que é de todos e que engloba todo o território do concelho”, especificou a autarquia.
O espaço, a inaugurar pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está instalado no Paço do Marquês, um edifício situado em pleno centro histórico da vila que já foi hospital, escola secundária, Paços do Concelho, delegação de turismo e centro de exposições.
De acordo com o protocolo assinado em 2011, o Exército deu assessoria técnica e formação do pessoal e cedeu parte do espólio, sendo que à Câmara coube disponibilizar o espaço e assegurar a sua gestão.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem