PUB
Recheio 2024 Institucional

Polo de indústrias criativas pretende dinamizar Centro Histórico de Gaia

Polo de indústrias criativas pretende dinamizar Centro Histórico de Gaia

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A Casa dos Ferradores é o novo espaço de trabalho da associação cultural “We Came From Space”, que promete um contágio criativo à comunidade local.

A associação cultural “We Came From Space” (WCFS) acaba de se mudar para a Casa dos Ferradores, em Gaia, na sequência de um protocolo firmado com a autarquia, que pretende estimular o renascimento do Centro Histórico do concelho. Segundo referiu o presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, “uma das possibilidades de renascimento do centro histórico de Gaia passa pela atração de projetos no setor das indústrias criativas, não só pela dinâmica económica gerada, mas também pela particular capacidade de atração de novos residentes e do rejuvenescimento demográfico”.
Assim, a autarquia decidiu aproveitar o potencial da Casa dos Ferradores – situada no número 137 da Rua Cândido dos Reis – que se encontrava subutilizada, para criar uma alavanca para o desenvolvimento de um novo roteiro, virado para a arte e cultura, pelo Centro Histórico. A “We Care From Space” foi a instituição convidada a mudar-se de malas e bagagens para a margem sul do Douro, onde vai criar uma incubadora de projetos criativos com uma componente de escola de design. Criada em 1993, a WCFS esteve vários anos sediada na Foz do Douro, tendo agora assumido a gestão da Casa dos Ferradores, que abriu as portas ao público no passado fim de semana. Para além de apoiar o lançamento de novos talentos e de cruzar as tecnologias tradicionais com as de vanguarda, a WCFS assume-se como “uma plataforma de investigação em troca de conhecimento”. O primeiro andar funciona como um espaço de desenvolvimento de ideias em conjunto, numa espécie de contágio criativo que pretende chegar à comunidade local, através de vários workshops já previstos para os próximos meses sobre temas como banda desenhada, colagem e serigrafia.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile