PUB
Recheio 2024 Institucional

Polícia Municipal cria Plataforma de Estudos para Intervenção em Catástrofe

Polícia Municipal cria Plataforma de Estudos para Intervenção em Catástrofe

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
“O objetivo do protocolo com a Faculdade de Psicologia é estudar o impacto das crises e catástrofes nos interventores do terreno e criar uma plataforma de conhecimento para várias entidades começarem a trabalhar em conjunto”, referiu o comandante Leitão da Silva.

O comandante da Polícia Municipal do Porto anunciou esta quinta-feira que, no âmbito do 75.º aniversário da força policial, vai ser criada uma Plataforma de Estudos para a Intervenção em Catástrofe, de modo a melhorar a resposta a estas situações. “O objetivo do protocolo com a Faculdade de Psicologia é estudar o impacto das crises e catástrofes nos interventores do terreno e criar uma plataforma de conhecimento para várias entidades começarem a trabalhar em conjunto”, explicou o comandante Leitão da Silva.
O protocolo que vai ser hoje firmado envolve várias entidades, nomeadamente o Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Faculdade Psicologia da Universidade do Porto, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o Serviço de Intervenção em Crise da Cruz Vermelha Portuguesa e a PSP. Segundo o acordo, “a intervenção em crise pretende modificar o estado de desequilíbrio gerado por um evento emocionalmente stressante, que desorganiza as estratégias habituais de lidar com a situação” e “implica conhecimentos e procedimentos diferentes dos habitualmente utilizados em psicoterapia”.
Tal como esclareceu o comandante da Polícia Municipal, este ano, a força policial decidiu “assinalar a data [de aniversário] trazendo qualquer coisa de novo”. “Este é um protocolo multidisciplinar que envolve vários parceiros e que tem por objetivo prepará-los para intervenções em situação de crise ou catástrofe, mas também dar atenção aos impactos dos distúrbios pós-traumáticos nos agentes do terreno”, sublinhou Leitão da Silva.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem