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Plataforma Logística de Leixões é hoje inaugurada

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A nova infraestrutura resultou de um investimento de 165 milhões de euros apontado como “decisivo” para o desenvolvimento do Porto de Leixões, em Matosinhos, e de toda a Área Metropolitana do Porto.

De acordo com a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL, a nova plataforma “obedecerá a um modelo polinucleado, com acesso através da Via Interna de Ligação ao Porto de Leixões (VILPL), e contribuirá de uma forma decisiva para desenvolver o porto e transformar a Área Metropolitana do Porto numa plataforma de valor acrescentado de nível ibérico”.
Com esta nova infraestrutura, a área metropolitana ficará dotada de “ótimas condições para a atração e fixação de polos logísticos e de distribuição, que permitam ancorar novo tráfego para o Porto de Leixões, para o tecido económico e para as comunidades e cadeias logísticas envolventes”.
Localizada junto ao Porto de Leixões e ocupando uma área de 70 hectares, a plataforma logística está dividida em dois pólos.
Implantado no final da VILPL, junto ao nó com a Via Regional Interior (VRI), o polo 2 constituirá, segundo a APDL, uma plataforma “quer para tráfegos portuários, quer para as atividades logísticas de apoio ao consumo na Área Metropolitana do Porto”.
Neste polo encontram-se as instalações da empresa Luís Simões, o lote atribuído à Espaçotrans, com uma área de 18.000 metros quadrados, e o futuro Terminal Ferroviário Intermodal associado à Plataforma Logística.
De acordo com a APDL, a oferta a disponibilizar neste polo consta de armazéns modulares adaptáveis à necessidade de pequenos clientes, naves integrais para o aluguer de longa duração, concebidas à medida das necessidades dos clientes, e lotes infraestruturados aptos para a construção pelo cliente.
Quanto ao polo 1, adjacente aos silos agroalimentares e à área portuária, tem já concluído a obra de infraestruturas urbanísticas, estando em fase de construção as instalações destinadas à Zaldesa – Plataforma Logística de Salamanca.
Este polo, diz a APDL, proporcionará uma “localização privilegiada” para atividades portuárias de segunda linha, como a armazenagem e (des)consolidação de cargas.
“Este novo investimento contribuirá de forma decisiva para o desenvolvimento do Porto de Leixões, assim como para a Área Metropolitana do Porto, dadas as condições ótimas para a atração e fixação de polos logísticos e de distribuição”, considera a APDL, descrevendo a infraestrutura como “um dos investimentos estratégicos em destaque” naquele porto.
A inauguração da nova plataforma está agendada pata as 14h30 e contará com a presença do Secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.

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