PUB
CMPorto

Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico apresentado esta quinta-feira

Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico apresentado esta quinta-feira

Nesta quinta-feira, pelas 18h, no auditório da Casa do Infante, será apresentado o projeto do novo “Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar”.

O projeto, desenvolvido pela empresa municipal Porto Vivo, pretende desenvolver estratégias que possibilitem a proteção da identidade, valorização e sustentabilidade dos Sítios Urbanos Património Mundial.

Um dos focos é a continuidade na reabilitação do edificado, sendo que entre 2010 e 2021, foram reabilitados 786 edifícios na área geográfica compreendida pelo Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar.

“O documento visa a implementação de um modelo de gestão e monitorização integrado e participativo, com o envolvimento ativo de diferentes agentes do tecido social, incluindo residentes e visitantes do Centro Histórico, personalidades do meio académico e artístico e diferentes instituições públicas e privadas” pode ler-se no canal noticioso da Câmara Municipal do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Património, População, Habitação e Comunidades, Economia e Ambiente e Mobilidade são os quatro pilares em que o projeto se foca, sendo um trabalho metodologicamente suportado por uma equipa pluridisciplinar da Universidade do Porto e apoiado na parceria AtlaS.WH – Património no Espaço Atlântico: Sustentabilidade dos Sítios Urbanos Património Mundial.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o arquiteto Rui Loza, que coordenou do Plano, o vereador do pelouro Urbanismo e espaço Público e pelouro da Habitação, Pedro Baganha serão alguns dos que marcarão presença na apresentação.

A sessão poderá ser acompanhada via streaming, em tempo real, através da conta youtube da Câmara do Porto.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz