PUB
PD - Revista Sabe Bem

Planetário promove sessão de observação da superlua

Planetário promove sessão de observação da superlua

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O Planetário do Porto promove esta segunda-feira, a partir das 19h, uma sessão de observação da maior “super” lua cheia das últimas décadas. A entrada é livre.

Esta segunda-feira ocorre uma lua cheia quase em simultâneo com o mais próximo perigeu (ponto de maior aproximação à Terra) em 86 anos. “A Lua estará a uma distância de 356 509 km da Terra, cerca de 50 mil km mais próxima do que no apogeu (ponto de maior afastamento da Terra). Por isso, na noite de 14 para 15 de novembro, a Lua estará cerca de 15% mais brilhante do que numa lua cheia típica, e 30% mais brilhante do que numa lua cheia que ocorre no apogeu”, explica o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.
Esta “super” lua cheia irá proporcionar um “efeito visual extraordinário”, que poderá ser observado com telescópios no edifício do Planetário do Porto / Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), entre as 19h e as 21h.
Este fenómeno foi verificado pela última vez a 26 de janeiro de 1948. Os cientistas calculam que apenas voltará a acontecer a 25 de novembro de 2034, daqui a 18 anos.
O evento é de entrada livre e gratuita.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile