“O conjunto de infraestruturas que existe em Matosinhos, na Maia, no Porto, são centrais para este desenvolvimento turístico, não só o aeroporto mas aqui também o Porto de Leixões e toda a estrutura ferroviária que está a ser desenvolvida e que permite a ligação mais rápida, mais fácil, entre o Porto, o Minho e a Galiza”, sublinhou, em declarações aos jornalistas, na inauguração do novo Terminal, cerimónia que também contou com a presença dos ministros da Defesa Nacional, Aguiar-Branco, e da Agricultura e Mar, Assunção Cristas. Para Pires de Lima, a AMP tem uma missão, uma vocação que “é liderar do ponto de vista logístico o Noroeste da Península Ibérica”. De referir que a infraestrutura permitirá a passagem de 130 mil passageiros em Matosinhos nos próximos três anos.
A primeira pedra da obra, com 40 metros de altura e 18.500 metros cúbicos de betão, foi lançada durante o executivo do antigo primeiro-ministro José Sócrates, em março de 2010, recebendo, ainda ao longo da construção, um volume de escalas de navios cruzeiro que foi crescendo a partir de 2011. Segundo dados da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), só em 2015 o novo terminal já recebeu 90 navios cruzeiro, mais 12% que em todo o ano de 2014, o que se traduziu em “cerca de 90 mil passageiros e 45 mil tripulantes”.