PUB
Junta da Galiza

Pintora Amélia de Souza recordada esta quarta-feira

Pintora Amélia de Souza recordada esta quarta-feira

Esta quarta-feira, dia 13 de junho, a Casa Museu Marta Ortigão Sampaio apresenta uma programação especial. Às 16h, o espaço museológico municipal convida a descobrir a vida e a obra da pintora Aurélia de Souza com destaque para o seu autorretrato, vestida de Santo António.

A data não foi escolhida ao acaso: 13 de junho era o dia do aniversário de Aurélia de Souza e, talvez por essa ligação umbilical a Santo António, a artista personificou-o num dos seus autorretratos, uma obra emblemática que vale a pena ver ou rever.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Aurélia de Sousa nasceu em Valparaíso, no Chile, a 13 de junho de 1866. Iniciou o seu percurso artístico na Academia de Belas-Artes portuense, tendo feito a sua primeira exposição em Paris. Regressou a Portugal em 1901, onde produziu uma pintura influenciada pelos estilos mais inovadores do seu tempo, do naturalismo ao pós-impressionismo.

Aurélia de Souza soube transpor com mestria para as telas os jogos de luz e sombra. Faleceu no Porto aos 55 anos, em 1922.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile