António Bessa, pintor portuense há cerca de 40 anos na Rua do Almada, no Porto, vai oferecer uma pintura a óleo ao Papa. A oferta será feita no evento mais falado do momento, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e pretende levar a cidade Invicta até ao Papa.
Na gravura vê-se o Papa Francisco a acenar aos jovens e, “entre bandeiras de várias nacionalidades, surge, ao fundo, a Torre dos Clérigos e a Igreja da Misericórdia, na cidade invicta”.
“A bênção no Porto”, assim se intitula a obra de António Bessa. “O Papa está com a juventude no Porto, a abençoar a nossa cidade”, afirma o autor, segundo a informação avançada pelo Jornal de Notícias.
“Quando o Papa vir a obra, deve-se interrogar ‘eu não estive neste sítio’. Mas esteve, porque o coração do Porto esteve e estará sempre por si. É esta a mensagem que lhe quero transmitir e ao povo”, explica o pintor portuense.
De acordo com a mesma fonte, a pintura tem 1,40 metros de altura por 1,20 de comprimento e demorou cerca de mês e meio a ser concluída.
Orgulhoso “tripeiro de gema”, António Bessa, mestre pintor já bem conhecido pelos portuenses, trabalhou intensamente para que a obra ficasse concluída. Assim, “se o Papa não vai ao Porto nesta visita, o Porto vai até ao Papa”.
Foto: DR / Jornal de Notícias