Em 2023, o Pingo Doce recolheu cerca de 5 toneladas de resíduos nas praias. Foram realizadas 110 ações de limpeza das praias, que contaram com a participação de mais de 65 mil crianças, incluídas no programa “Amar O Mar”, que reforça o “compromisso para a preservação dos mares, rios, Oceano e todas as espécies que neles habitem” do Pingo Doce.
“Esta é uma missão que abraçamos todos os dias e um tema de grande importância para o Pingo Doce. Por este motivo, não podíamos estar mais satisfeitos com a enorme adesão e com a forma como todas as comunidades se envolveram nas diferentes iniciativas. Para nós é um claro sinal de que a comunidade está cada vez mais desperta para a importância da preservação do Oceano e da sua biodiversidade.” afirma Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce.
De acordo com a nota de imprensa enviada à VIVA!, a Brigada #AMARoMAR é um projeto do Pingo Doce, em parceria com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, “de monitorização e recolha de resíduos na praia”. Nesta iniciativa é, também, feita “a interpretação do lixo recolhido e o debate sobre a sua origem”, dando origem a “possíveis alternativas”. Em 2023, a Brigada #AMARoMAR contou com a participação de mais de 200 escolas.
Já durante a Liga MEO Surf 2023, decorreram, também, ações de limpeza nas praias, que “contaram com a participação de crianças das escolas dos concelhos onde decorreram as diferentes etapas da prova”, promovidas pelo Pingo Doce.
Antes de cada ação, a mergulhadora Sónia Sousa Ell realizou ações de sensibilização junto das crianças, abordando a “importância e urgência” de promover a conservação do Oceano e da vida marinha.
Foto: Pingo Doce / Divulgação