PUB
CIN Woodtec

Pingo Doce premiado por combater desperdício alimentar

Pingo Doce premiado por combater desperdício alimentar

O Pingo Doce foi reconhecido como a primeira cadeia de retalho alimentar em Portugal a receber o selo da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), ‘Produção Sustentável Consumo Responsável’.

O merecimento desta insígnia acarreta também a responsabilidade e o compromisso de reduzir para metade o desperdício alimentar produzido no passado, até 2030.

Para o Pingo Doce, o tema é “uma missão e um compromisso assumido há vários anos. A insígnia foi, aliás, a primeira no retalho alimentar em Portugal a calcular, a verificar de forma independente e a divulgar publicamente a sua pegada de desperdício alimentar”, lê-se em comunicado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo o documento, no ano de 2021, as lojas desta cadeia evitaram o desperdício de mais de 14.000 toneladas de alimentos, graças a ações implementadas como a utilização de legumes feios para a confeção de sopas  (entre 2015 e 2021, foram aproveitadas cerca de 24.000 toneladas de alimentos não calibrados); a doação de excedentes alimentares a instituições (mais de 37 mil toneladas de alimentos doados desde 2016) e a venda com desconto de produtos que estão perto de atingir o seu prazo de validade, (iniciativa implementada em 2019 e através da qual já foi evitado o desperdício de 8,1 mil toneladas de alimentos).

O Pingo Doce fez questão de implementar medidas onde o consumidor também tivesse um papel ativo como é o exemplo da promoção ao combate ao desperdício alimentar nas casas, o fracionamento, em loja, da fruta de maiores dimensões (meloas, melões, melancia,…) e o lançamento do livro “Desperdício Zero à Mesa com o Pingo Doce”, que incentiva o aproveitamento de sobras e apresenta dicas de conservação de alimentos.

“Este reconhecimento, que muito nos honra, é fruto do compromisso e do trabalho do Pingo Doce no combate ao desperdício alimentar, já de há muitos anos. Pela nossa dimensão e como especialistas em alimentação, assumimos a responsabilidade, mas também a oportunidade, de ter um papel ativo como motor de melhores práticas na distribuição alimentar, promovendo comportamentos e hábitos mais sustentáveis por parte dos consumidores, a fim de reduzir o desperdício em todas as casas”, concluiu Filipa Pimentel, Diretora de Sustentabilidade e Impacto Local do Pingo Doce.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer