PUB
Recheio 2024 Institucional

Piano de concerto conceituado e raro no ciclo “Um Objeto e seus Discursos por Semana”

Piano de concerto conceituado e raro no ciclo “Um Objeto e seus Discursos por Semana”
O Piano Bösendorfer 290 Imperial é um dos mais conceituados pianos de concerto do mundo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Adquirido pela Câmara do Porto em 1991, com destino ao Teatro Municipal Rivoli, o piano está hoje na Sala de Música do Palacete dos Viscondes de Balsemão e será tema da próxima sessão do ciclo de debates “Um Objeto e Seus Discursos por Semana”, a ter lugar no sábado, dia 14, às 18h00, no referido Palacete.
O piano será comentado por José Manuel Dias da Fonseca, conhecido melómano e Presidente do Conselho de Administração da Casa da Música, e por Joana Gama, uma proeminente jovem pianista. Ana Vanessa Pires, violinista, estará também presente, numa excelente oportunidade para ouvir os dois instrumentos.
O piano Bösendorfer 290 Imperial é um exemplar raro em Portugal, por se tratar de um modelo superior (290 Imperial) da conceituada marca austríaca, particularmente vocacionado para o grande repertório de concerto. Possui, aliás, a particularidade de dispor de nove teclas suplementares (negras), num total de 97 (oito oitavas), para permitir a execução de peças pianísticas só possíveis neste instrumento.
“Um Objeto e seus Discursos por Semana” é o ciclo de debates em torno de objetos de museus, bibliotecas, arquivos, teatros e jardins da cidade do Porto, promovido pelo Pelouro da Cultura da Câmara do Porto, que acontece todos os sábados, sempre às 18h00, até 13 de dezembro, em diferentes pontos da cidade.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce