Sogrape

Pérgola da Foz foi restaurada

Pérgola da Foz foi restaurada

É um dos ex libris mais conhecidos e emblemáticos da cidade Invicta e uma das imagens mais associadas à Foz do Douro. Falamos da Pérgola do Molhe, que foi objeto de uma intervenção de restauro por parte da Câmara do Porto.

Foi construída por volta de 1930, integrada no Projeto de Melhoramentos e Embelezamento da Avenida do Brasil elaborado pela Câmara Municipal do Porto naquele ano. A sua construção foi entregue a António Enes Baganha, um dos artistas mais importantes do seu tempo nesta área.

A proximidade do mar contribui para a degradação do betão armado da pérgola, “com queda de elementos de madeira e cimento, tendo mesmo obrigado a uma intervenção preventiva da Proteção Civil Municipal”.

A intervenção foi realizada com o intuito de “devolver a pérgola à população”, refere a autarquia, acrescentando que irá proceder também à “recuperação dos restantes elementos do conjunto, nomeadamente as balaustradas, muros e escadarias”.

Foto: Filipa Brito | CM Porto

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli