PUB
CIN - Branco Perfeito

Percursos pedestres dão a conhecer Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé

Percursos pedestres dão a conhecer Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé

Aberto a toda a população, o projeto “Trilhar Concelhos” pretende promover os percursos pedestres de Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé, ao mesmo tempo que se promove a atividade física e se valoriza os dois concelhos.

Aproveitando a beleza natural do Nordeste Transmontano, os municípios de Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé juntaram-se para promover os seus territórios ao mesmo tempo que incentivam a atividade física dos seus munícipes e turistas que visitam a região.

“Trilhar Concelhos” é o nome escolhido para o projeto, que “nasce da vontade dos dois municípios de dar uma dimensão maior às caminhadas que já se realizam há vários anos nos dois concelhos”, explica Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros. “Com a experiência que já temos, acreditamos que é o momento de dar outra dimensão a estas caminhadas e começar a levar os munícipes de um concelho para o outro e, assim, alargar o número de praticantes”, considera.

Também Berta Nunes, presidente da Câmara de Alfândega da Fé, destaca a importância de levar os munícipes de um concelho para o outro para praticar estas caminhadas. “Até pelo movimento económico que sempre se gera para o comércio local, é de grande importância valorizar as caminhadas e alargá-las a mais concelhos”, admite.

Assim, até ao final do ano, serão realizados cinco percursos pedestres, sempre enquadrados e valorizando eventos da época.

A primeira caminhada, a “Rota da Azenha”, realiza-se a 27 de abril e irá centrar-se no território da aldeia de Morais, com passagem pelas ruínas de vários moinhos de água ali existentes.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No Dia de Portugal, Alfândega da Fé acolhe o “Trilho das Cerejas”, num percurso que alia património histórico à beleza do vermelho das cerejas.

A 17 de agosto, o “Trilho Ricardo Magalhães” propõe uma caminhada noturna pela Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo e pela “Estação de Biodiversidade de Santa Combinha”.

O “Trilho de Alvazinhos” realiza-se a 26 de outubro e terá como pano de fundo os tons de outono da serra de Bornes e as paisagens únicas sobre o vale da Vilariça, terminando na zona histórica de Alfândega da Fé.

A primeira edição dos “Trilhos Concelhios” encerra a 14 de dezembro com a “Travessia da Serra de Bornes”. Nesse dia, os participantes são desafiados a atravessar de “uma ponta à outra” a Serra de Bornes, uma prova para estimular os sentidos, de superação individual e de respeito pela natureza, ligando desta forma Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros.

“Estamos convictos que a iniciativa vai ser um sucesso e, sobretudo, acreditamos que será possível trazer aos concelhos de Macedo de Cavaleiros e de Alfândega da Fé praticantes de outras regiões do país”, salienta Berta Nunes.

Benjamim Rodrigues acredita que, em breve, será possível alargar a iniciativa a outros concelhos. O autarca de Macedo de Cavaleiros salienta que “existem áreas em que só faz sentido os municípios trabalharem em conjunto, pois ganham outra estrutura e dimensão, permitindo-lhes chegar a públicos que, de outra forma, dificilmente teriam capacidade para alcançar”. “É assim que os municípios devem trabalhar e não de costas voltadas uns para os outros”, conclui.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem