“A partir de quarta-feira, dia 3 de junho, as linhas 507, 508, 601 e 602 irão adotar novos trajetos que se traduzem em benefícios para os passageiros, pois as viagens tornam-se mais rápidas e diretas”, anunciou, em comunicado, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).
De acordo com a informação divulgada pela empresa, na linha 507 (Cordoaria-MAR Shopping) foi implementada uma “melhoria do serviço no acesso ao MAR Shopping” e uma “ligação mais rápida entre Leça da Palmeira e Matosinhos”. Por sua vez, na linha 508 (Boavista-Cabo do Mundo) foi deita uma “simplificação de percurso junto ao MAR Shopping”, que se reflete numa “redução do tempo de viagem”.
Na linha 601 (Cordoaria-Aeroporto, via MAR Shopping) também foi simplificado “o percurso junto ao MAR Shopping”, reduzindo o tempo de viagem, e acrescentou-se ainda uma “nova paragem junto ao Continente/Norteshopping, sentido Aeroporto”. Já a linha 602, que faz a ligação Cordoaria-Aeroporto, via Padrão Moreira, teve uma “melhoria de serviço em Vila Nova da Telha nos dois sentidos, com adição do sentido Porto” e uma “ligação ao Metro na estação Lidador”.
Estas alterações juntam-se aos ajustamentos já feitos, durante o mês de maio, nas linhas 206 (Campanhã-Viso), 604 (Hosp. S. João-Aeroporto, via Crestins) e 801 (Cordoaria-S. Pedro da Cova) que se traduziram, no primeiro caso, numa “melhoria do serviço à Escola Maria Lamas, no sentido Campanhã e aproximação do percurso da volta ao trajeto da ida”, no segundo numa “melhoria do serviço ao ISCAP, no sentido Hospital de São João e também aproximação do percurso da volta ao da ida” e no terceiro no “prolongamento ao Passal com duas novas paragens e melhoria de serviço em São Pedro da Cova”.
A STCP refere ainda que as alterações em causa, “bem como outras que irão ser implementadas nos próximos meses”, estão a ser efetuadas como “medidas de melhoria do serviço de transporte público rodoviário prestado”, depois de proceder a uma análise das “necessidades dos clientes”, numa avaliação que contou ainda com as “autarquias dos concelhos onde opera”.
“Os novos percursos que aqui se apresentam foram devidamente autorizados pela AMP – Área Metropolitana do Porto que, de acordo com a Lei nº52/2015, de 9 de julho, assume «as competências de autoridade de transportes quanto aos serviços públicos de passageiros intermunicipais e municipais que se desenvolvam integral ou maioritariamente na respetiva área geográfica e municipais»”, conclui.