CMPorto

Penafiel: Manuel Alegre é o escritor homenageado no Escritaria 2019

Penafiel: Manuel Alegre é o escritor homenageado no Escritaria 2019

O poeta Manuel Alegre vai ser a figura homenageada da próxima edição do festival literário Escritaria, “o único que se dedica a homenagear um escritor vivo de língua portuguesa”, que vai decorrer de 21 a 27 de outubro, em Penafiel, revelou, na segunda-feiram, a Câmara Municipal, entidade responsável pela organização do evento.

Segundo nota da autarquia, durante estes dias, Penafiel “vai transformar-se na cidade de Manuel Alegre”, onde será impossível “não «tropeçar» na obra e vida do autor”, descrito como o “poeta da liberdade, da resistência, mas também clássico”.

O evento vai contar com dezenas de iniciativas desde teatro, animação de rua, exposições, apresentação de livros, música e muito mais, sendo que, nesta edição, “haverá novidades, com novos projetos para divulgar a obra do escritor homenageado por entre jovens e adultos, e até um projeto ligado à literacia e à vertente social, para descobrir brevemente”, informa.

“Vários atores vão interpretar em vários cantos e recantos da cidade textos de Manuel Alegre, ao mesmo tempo que as fachadas dos edifícios e muitos outros locais da cidade vão exibir a sua obra e torna-la até «portátil» em caixas de leitura, sign floors, e muitos outros objectos, que com textos de Alegre podem ser levados para casa e partilhados com família e amigos”, lê-se, ainda, no comunicado divulgado.

Recorde-se que, como destaca a autarquia, este “é o único festival literário que se dedica a homenagear um escritor vivo de língua portuguesa e onde a cidade se transforma por uns dias na sua própria cidade”. Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares e Pepetela foram os autores homenageados nas edições anteriores.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/menu-seleccao-do-chef/?utm_campaign=menuchef&utm_content=070720-menu&utm_medium=banner&utm_source=vivaporto&utm_term=banner

Viva! no Instagram. Siga-nos.