Considerada a maior feira agrícola do Norte e Centro do país, a Agrival vai decorrer entre 23 de agosto e 1 de setembro, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.
Durante 10 dias, estarão presentes, num espaço superior a 25 mil metros quadrados, 350 expositores ligados à agricultura e ao gado, mas também a inúmeras áreas de negócio como maquinaria, agro-indústria, setor automóvel, imobiliária, gastronomia, novas tecnologias, artesanato, serviços, entre outros.
No ano em que celebra 40 anos, a Agrival apresenta uma novidade: vai eliminar os copos de plástico, que serão substituídos por copos reutilizáveis, que os visitantes poderão adquirir por 50 cêntimos e reutilizar durante os dias que pretenderem, refere nota da autarquia.
O cartaz musical do palco principal será ocupado, como habitual, por artistas do panorama nacional e o palco secundário por grupos regionais de música tradicional e dj’s.
Assim, o palco principal vai ser ocupado, no dia 23, por Quim Roscas & Zeca Estacionâncio e, no dia 24, pelos Anjos. Segue-se os concertos dos Calema, no dia 25, e de Quim Barreiros, no dia 26. Já na terça-feira (dia 27), vai ser a vez de Jimmy P & Piruka atuarem, seguidos pelo concerto de José Cid, no dia 28. As atuações de Bárbara Bandeira e de Fernando Daniel acontecem ambas no dia 29 de agosto. No dia 30, Agir vai subir ao palco principal, que vai ser, no dia seguinte (31 de agosto), ocupado por C4 Pedro. Todas as atuações têm início marcado para as 22h30.
Depois dos concertos dos cabeças de cartaz, a animação continua, no palco secundário, com os Dj’s Miguel Tika, Odnan & MC Magic, Luiz Rocha, Miguel Rendeiro, Bruno R, Arpi, Cancela, Meninos do Rio, Pinilha e a DJ internacional Olga Ryazanova.
Além dos Dj’s, o segundo palco, recebe, no dia 27, os Concursos da Broa de Milho (16h) e do Pão de ló (17h) e, no dia 29, o Concurso do Melão Casca de Carvalho (17h). Ao longo dos 10 dias, este palco vai ser ainda animado por ranchos folclóricos, grupos de cantares e de dança, demonstrações de ginásios, entre outros.
Como já é habitual, a feira inclui ainda uma Mostra de Gastronomia Nacional com diversos espaços de restauração de vários pontos do país, animação musical, provas de degustação do vinho verde e concursos de produtos tradicionais, como o da cebola, melão casca de carvalho, broa de milho, entre outros.
Cada dia do certame será dedicado a um concelho do Vale do Sousa (Penafiel, Lousada, Marco de Canaveses, Paredes, Felgueiras, Amarante, Castelo de Paiva e Paços de Ferreira), sendo que também a região da Galiza se junta a estes concelhos.
No dia 24 de agosto, Dia de São Bartolomeu, terá lugar, logo pela manhã, o tradicional concurso de cebolas.
Inseridos na programação da Feira, realizam-se também, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições, no dia 26, o colóquio da CONFRAGI “A Política Agrícola Comum Pós 2020: Ponto da Situação e as implicações para a Região”, no dia 29, o colóquio “Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora – Vespa velutina nigrithorax (Vespa velutina) na produção apícola”, no dia 30, o fórum regional da agricultura “Agricultura com Segurança” e, no dia 31, o 7º capítulo da Confraria do Presunto e Cebola do Vale do Sousa.
No último dia da Agrival, decorre a partir das 9h, o “Passeio BTT – Agrival/2019”. No mesmo dia, às 15h, realiza-se o desfile de tratores com alfaias agrícolas, com início no Campo da Feira.
A Agrival encerra com o habitual concurso Miss Agrival, seguido do espetáculo piromusical.