PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Pavilhão em Gaia foi inaugurado em homenagem ao “Bibota”

Pavilhão em Gaia foi inaugurado em homenagem ao

Um dia histórico. Assim foi esta segunda-feira, dia 15 de abril. A data marcou a inauguração do Pavilhão Municipal de Santa Marinha, que foi batizado de Pavilhão Municipal Fernando Gomes.

A Câmara de Gaia investiu mais de 2,5 milhões de euros na construção desta espaço desportivo. Na cerimónia de inauguração, esteve presente Martim Gomes, filho do antigo futebolista do FC Porto, conhecido por muitos como o “Bibota”.

Para além do filho de Fernando Gomes, o evento contou com a presença do presidente portista Jorge Nuno Pinto da Costa. Como refere o município, o pavilhão pode servir várias modalidades. Entre estas, andebol, futsal, basquetebol e voleibol. 

O espaço servirá, ainda, o desporto escolar da EB 2/3 de Santa Marinha durante o horário de aulas. Assim, pretende-se dar resposta às necessidades dos alunos da escola em questão. Depois de horário escolar e aos fins de semana, será entregue a associações e clubes (via Câmara de Gaia).

De acordo com a mesma fonte de informação, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, considera que o equipamento é diferenciado de tudo o que já foi feito no município e serve mais do que um propósito.

“Primeiro, dar resposta a uma escola que, inacreditavelmente, em 2024, ainda não tinha um pavilhão a funcionar; em segundo lugar, vem dar resposta, fora do período escolar, a várias associações e é de salientar que, nesta zona, temos um conjunto de clubes que são extraordinários na capacidade de formação desportiva em múltiplas modalidades” – refere o autarca.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Quem também aproveitou o evento para saudar os mais novos foi Pinto da Costa. O representante máximo do FC Porto salientou a sua alegria em ver o crescimento de Gaia e das suas infraestruturas. 

Nas palavras de Pinto da Costa, “sinto um prazer enorme por várias razões. Por ver que Gaia está cada vez maior, mais funcional e dá cada vez mais qualidade de vida às pessoas, sobretudo aos seus jovens. Também fiquei muito feliz ao saber que o nome deste pavilhão era dado a Fernando Gomes, atleta do Futebol Clube do Porto desde jovem” (via Câmara de Gaia).

O filho de Fernando Gomes não deixou de agradecer ao município pelo reconhecimento. Ainda que não tivesse nascido em Gaia, Fernando Gomes viveu grande parte da sua vida em terras gaienses.

A esperança de Martim Gomes é que “este pavilhão inspire sempre gaienses a terem brilhantes carreiras em todos os desportos que aqui serão praticados”.

Fotografia: C.M. Vila Nova de Gaia

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce