PUB
Philips S9000

Passeio noturno pelos vestígios primitivos de Matosinhos

Passeio noturno pelos vestígios primitivos de Matosinhos

As visitas guiadas pelo historiador Joel Cleto ao património, ao passado e às lendas de Matosinhos estão de volta esta terça-feira, dia 29 de maio, em mais uma edição do Moontosinhos.

O passeio tem início às 21h30, no Castro do Monte Castêlo (ou de Guifões), onde se encontram aqueles que talvez sejam os mais antigos vestígios arqueológicos de Matosinhos. O Monte Castêlo guarda algumas das marcas que comprovam as origens remotas do povoamento de Matosinhos e a sua estreita ligação com o rio Leça.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O castro cujas ruínas persistem no local foi, há cerca de dois mil anos, um dos maiores povoados da atual Área Metropolitana do Porto, continuando a revelar vestígios arqueológicos provenientes de regiões remotas e apontando para a existência neste local de uma forte atividade mercantil internacional durante o período do império romano, nomeadamente com a bacia do Mediterrâneo.

Mas Guifões preserva um importante conjunto de outras histórias do passado de Matosinhos. Ali nasceram, por exemplo, duas personalidades marcantes do século XIX português, os irmãos José da Silva Passos e Manuel da Silva Passos, tendo este último ficado conhecido como Passos Manuel, o ministro que revolucionou o ensino e a cultura em Portugal.

Joel Cleto dará a conhecer estas e outras histórias durante o passeio noturno, agendado para esta terça-feira. Já no domingo, dia 3 de junho, pelas 21h30, o historiador conduzirá mais uma Conversa sob as Estrelas, desta vez dedicada a uma fortificação que, no ano 1000 d.C, procurou resistir ao terror e ao saque dos ataques dos vikings. A Escola Básica de Perafita, próxima da Mota de Madoufe, acolherá a conversa com Mário Barroca, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador em temas de história e arqueologia medieval.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem