PUB
Recheio 2024 Profissional

Passeio das Cardosas vence prémio de reabilitação urbana

Passeio das Cardosas vence prémio de reabilitação urbana

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Quarteirão ganha título de ‘Melhor Intervenção de Uso Residencial’ na 2.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU).

O Quarteirão das Cardosas, na Baixa do Porto, cuja reabilitação esteve a cargo da construtora Lucios, foi recentemente distinguido com o prémio ‘Melhor Intervenção de Uso Residencial’, entregue no âmbito da 2.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU). A concurso estavam 49 projetos, oriundos de todo o país, e assentes nas mais diversas áreas de negócio, incluindo habitação, turismo, comércio, serviços e equipamentos sociais. “Estamos muito satisfeitos por notar que o nosso trabalho e o nosso know-how são reconhecidos, dado que, em dois anos de PNRU, duas obras do nosso portefólio foram distinguidas. O ano passado o Hotel Intercontinental Palácio das Cardosas e agora o quarteirão que o rodeia”, afirma Filipe Azevedo, administrador da Lucios.  O mesmo responsável sublinha o forte impacto desta obra na dinamização da Baixa do Porto. “O Quarteirão das Cardosas trouxe para a Baixa portuense novos comércios de rua, novos habitantes e uma nova praça pública, gerando uma renovada centralidade, muito procurada pelos turistas que visitam a cidade invicta”, refere.
O projeto contemplou uma oferta imobiliária composta por 52 apartamentos de luxo, de tipologias que variam entre o T0 e T2, 19 lojas, um parque público de estacionamento subterrâneo com 327 lugares e uma praça pública na cidade com 1600 metros quadrados. “Em termos de ocupação, temos 60% dos apartamentos vendidos, 85% das lojas já destinadas e uma praça que, desde a sua inauguração em julho de 2012, já recebeu mais de 750 mil visitantes”, revela o administrador da construtora.
Para além do Quarteirão das Cardosas, a concurso estiveram outras 6 obras desenvolvidas pela Lucios. “O Porto Lounge Hostel & Guesthouse, Fábrica de Santo Thyrso, Centro Náutico de Viana do Castelo, Palácio de Valada e Azambuja, as Casas da Fábrica e o Edifício de Habitação Social no Morro da Sé são projetos que fazem parte do nosso portefólio, os quais, ao estarem este ano a concurso, revelam o reconhecimento do nosso trabalho entre os players do setor”, concluiu.
Recorde-se que o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é atribuído no âmbito da Semana Nacional da Reabilitação Urbana, a qual consiste na distinção de projetos que estão a contribuir para a regeneração das cidades portuguesas, para o seu desenvolvimento económico e para a melhoria de vida das suas populações, distinguindo, simultaneamente, os agentes que se empenham em promover estas mudanças.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz