PUB
Recheio 2024 Institucional

Passear de riquexó

Passear de riquexó
Uma volta pelo Porto à boleia de um riquexó

A cidade do Porto está repleta de novos (e não assim tão novos) meios de transporte, desde os mais tradicionais aos mais modernos. Aos autocarros, tuk-tuk, bicicletas ou comboios turísticos vieram também juntar-se os riquexós, que prometem um passeio original e romântico pelas ruas da Invicta.

Este meio de transporte é ecológico e traz muitas recordações para aqueles que se lembram das antigas carruagens, puxadas por cavalos ou com motor, que acabaram por cair em desuso ao longo das décadas. Os riquexós voltam agora pela mão da Riquitó Tours, empresa que nasceu nas cabeças de um casal, depois de uma visita à capital vietnamita Hanói. Na verdade, os países asiáticos são uma demonstração de que estes transportes não estão “fora de moda”, com uma presença marcantes destes veículos nas ruas das cidades.

riquexo3Amigos do ambiente e constituídos por uma bicicleta, conduzida por um guia turístico, os riquexós têm lugares para duas pessoas que podem optar por passeios e trajetos fixos, percorrendo a marginal do rio Douro e a Baixa do Porto, desde o Palácio das Cardosas ao Palácio de Cristal. No entanto, a empresa tem também sugestões de programas mais especiais, que estão sujeitos a uma reserva prévia. A “Taça de champanhe na Foz do Douro” e o “Cálice de Porto no Palácio de Cristal” são dois exemplos de programas mais peculiares que podem ser escolhidos e, a chegar, estão mais dois: a “Ronda das Caves do Vinho do Porto” e o “Piquenique no Parque da Cidade”.

Os riquexós aparecem como um novo conceito que prima pela distinção e proporciona passeios românticos a dois pelas ruas e vielas da cidade. Passeios que poderão ser feitos, de forma mais agradável, com a chegada da primavera já no próximo mês de março.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

riquexo2A Riquitó Tours está num ambiente mais direcionado para os turistas, no entanto, qualquer pessoa pode conhecer o Porto à boleia deste meio de transporte, que podem ser bastante familiares aos fãs dos cenários vitorianos da série de Sherlock Holmes.

A sede da Riquitó Tours pode ser encontrada na Rua da Madeira. A empresa possui dois tipos diferentes de riquexós: uns têm o corpo em fibra de vidro e outros em estrutura metálica, à parte disso, são uma bicicleta normal com apoio elétrico. Os guias são jovens licenciados em turismo e guiam os riquexós decorados a preto e dourado, inspirados pelas charretes de tempos mais antigos.

Os passeios de riquexó de 60 a 70 minutos pelas zonas da Ribeira, Foz e Vila Nova de Gaia têm um custo de 20 euros por pessoa. O horário do funcionamento do serviço é das 14h30 às 18h30.

Texto: Raquel Andrade Bastos

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem